Boletim do Fim do Mundo com Sabrina Fernandes (Tese Onze)

No dia em que seu canal Tese Onze chegou a 100 mil seguidores no Youtube, Sabrina Fernandes participou do Boletim do Fim do Mundo.

Na pauta: a criação e o sucesso de seu canal, o tabu de parte da esquerda em experimentar outras formas de comunicação. A dianteira da direita nas plataformas digitais. Haters, fãs e o ego nas redes. Marxismo para as massas, o que é ecossocialismo, a dimensão marxista do veganismo. Depressão, a dimensão política da saúde mental. A revista Jacobin, que ela e seu amigo Vitor Marques vão trazer ao Brasil. E o papel da Ayahuasca na vida e no pensamento de Sabrina.



OU ESCUTE AQUI:


A íntegra da transmissão também está disponível em áudio para download ou streaming em nosso soundcloud.

Transmissão realizada em 12/12/2018.

Apresentação: Bruno Torturra.

HOJE, ÀS 21HS30 - A CRISE DO MERCADO EDITORIAL

Na edição de hoje do Boletim do Fim do Mundo vamos receber Fred Indiani. Hoje na editora Boitempo, Fred tem passagem por outras grandes editoras e livrarias e uma perspectiva ampla sobre os graves problemas que estão no horizonte do mercado de livros no Brasil.
A recuperação judicial da Livraria Cultura e Saraiva. O efeito cascata. As características do mercado, dos leitores. Uma conversa para entender a dimensão do problema e como resolvê-lo.

Ao vivo em nosso Youtube e no instagram @torturra

Boletim do Fim do Mundo - Gilet Junho? Com Gregório Duvivier

Hoje, dia 4 de dezembro, uma conversa ao vivo sobre os protestos dos "coletes amarelos" na Franca.


Os riscos para Macron e para a democracia liberal européia, as oportunidades para seus opositores de direita e esquerda - e as evocações das promessas, traumas e medos que ainda colocam o legado de Junho de 2013 sob disputa no Brasil.

Nesse site e no instagram @torturra

conversa com ANDREA DIP - O PODER EVANGÉLICO NO BOLSONARISTÃO

IMG_2897.JPG

O Boletim do Fim do Mundo recebeu a repórter Andrea Dip, autora do livro "Em Nome de Quem? A Bancada Evangélica e seu Projeto de Poder".

Jornalista premiada da Agência Pública, Andrea traçou um importante retrato dos planos políticos e das estruturas ideológicas das igrejas evangélicas. E como seus fiéis se definem como eleitores. Seu livro ganha nova importância com a eleição de Bolsonaro, a intensa participação das cúpulas neopentecostais na campanha e o poder da bancada evangélica que, agora, pauta o executivo com mais força e decisão.

Sua reportagem sobre um culto evangélico no Câmara dos Deputados em 2015 que deu origem ao livro, a radicalização das pautas morais na última legislatura. A distinção entre fiéis e pastores. A Teologia da Prosperidade e a Teologia do Domínio. A rede de afetos que dá base ao poder neopentecostal. E o jornalismo independente em tempo de Bolsonaro e hiperconexão.


DICA DA LIVE

Dessa vez a dica de leitura foi da nossa convidada.

Um livro da Svetlana Aleksievitch, autora já recomendada em outra de nossas transmissões.

”Eu gostei muito do livro da Svetlana, ‘A guerra não tem rosto de mulher’. Ela é incrível. Ela tem um trato com as pessoas que ela entrevista que é uma coisa linda. Uma coisa que a gente tem que almejar, esse cuidado e esse carinho”.

SAIBA MAIS NO SITE DA EDITORA
https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14086

 
Screen Shot 2018-11-30 at 11.39.39 AM.png
 

OU ESCUTA AQUI

Íntegra do áudio disponível para streaming e download.

BOLETIM DO FIM DO MUNDO - O BRASIL e a Polarização Globalizada

Depois de uma semana de recesso, Boletim do Fim do Mundo voltou ao ar em 25/11.

Enquanto as calotas derretem, os pólos se cristalizam. Uma conversa sobre os campos políticos e estéticos que se antagonizam localmente e que, cada vez mais, formam alianças e dinâmicas internacionais.

Da frente progressista internacional de Bernie Sanders ao novo chanceler de Bolsonaro, da crise com os médicos cubanos à greve geral global convocada para janeiro de 2019. A politização dos perfis e a despolitização da programação abre espaço para uma nova e distópica arena pública mundial. E como o Brasil pode se tornar o protagonista nesse crise decisiva na derrocada - ou reinvenção - da democracia liberal. 

OU ESCUTE AQUI

Íntegra do áudio disponível em nosso Soundcloud para streaming e download.

BOLETIM DO FIM DO MUNDO - COM GUILHERME BOULOS

Transmissão realizada no dia 15 de novembro, uma conversa com Guilherme Boulos. O ex-candidato à presidência e coordenador nacional do MTST fez um saldo das eleições, das razões que, segundo ele, elegeram Bolsonaro; as principais fronteiras democráticas no Brasil de Bolsonaro; o desafio da Frente Ampla; sua perspectiva sobre a criminalização de movimentos sociais e seu futuro na política.

OU ESCUTE AQUI

A íntegra da conversa com Guilherme Boulos também está disponível para streaming a download em nosso Soundcloud.

Boletim do Fim do Mundo - Ciberfeudalismo, a privatização da conversa pública e a renascença psicodélica

Os últimos dois episódios do Boletim do Fim do Mundo foram bloqueados no Youtube por alguma razão ainda não esclarecida. O episódio é só um detalhe, mas dá a chance de conversarmos sobre a transformação do ciberespaço em um sistema feudalista. Plataformas e empresas privadas que controlam a arquitetura, as possibilidades, os direitos e a autonomia de seus "clientes". Enquanto nós, os perfis, transferimos grande parte da nossa vida pública para esse território intangível.

Esse foi o ponto de partida da transmissão do dia 13 de novembro.

Discutimos as origens libertárias da internet, a restrição das possibilidades digitais como estratégia comercial, a morte do hipertexto. O Youtube como a grande plataforma para o autodidatismo e cristalização ideológica. A aposta no narcisismo como modelo de negócio, os dramas psíquicos do ciberespaço, a renascença psicodélica e uma longa conversa sobre trips, bad trips e o paradigma psiquiátrico que antagoniza com a Era da Selfie.

As dicas da transmissão de hoje:

O MEIO É A MASSAGEM - Marshall McLuhan e Quentin Fiore
O clássico resumo da uma das mais influentes análises sobre a expansão da mídia eletrônica, das tecnologias de comunicação e suas consequências para a identidade e vida pública dos seres humanos. Um trabalho teórico e gráfico que ganha um sentido mais amplo e provocador na era da hiperconectividade das redes sociais. Edição recente da excelente editora Ubu.


GENERATION WEALTH - Lauren Greenfield
Primeiro o livro, um tratado fotográfico e jornalístico sobre os 30 anos da ascensão da cultura do luxo, da ostentação e da simulação de riqueza. A partir de Los Angeles, Lauren viajou o mundo todo registrando como a "geração riqueza” expressa perfeitamente através da estética uma crise que é, antes de tudo, ética. Depois, o filme. Um documentário lançado ano passado pela Amazon.


OU ESCUTE A TRANSMISSÃO

Graças ao apoio dos assinantes do Fluxo, estamos disponibilizando o Boletim do Fim do Mundo em áudio. Por enquanto apenas no Soundcloud, em streaming ou download. Em breve nas plataformas de podcast mais populares.

BOLETIM DO FIM DO MUNDO - A ERA DO PERFIL E A CAMPANHA SEM FIM DE TRUMP E BOLSONARO

Transmissão ao vivo do dia 8/11/2018.

Má notícia: a campanha não acabou. E pode não acabar.

Como a hiperconectividade, a guerra com a imprensa e o protagonismo dos perfis digitais conectam Trump e Bolsonaro em uma nova realidade política: a da campanha eleitoral permanente. Os limites e o risco da ideia da Resistência.


E descontos especiais da Editora Boitempo para os espectadores do Boletim do Fim do Mundo.

E dicas de livros e filmes.

OU ESCUTE A TRANSMISSÃO

Graças ao apoio dos assinantes do Fluxo, estamos disponibilizando o Boletim do Fim do Mundo em áudio. Por enquanto apenas no Soundcloud, em streaming ou download. Em breve nas plataformas de podcast mais populares.

Boletim do Fim do Mundo - O destino do Brasil nas eleições americanas e a oposição planetária

Transmissão do dia 5/11/18. Na véspera das eleições legislativas dos EUA, uma conversa sobre suas implicações para o governo Bolsonaro. A reversão do papel geoplítico brasileiro. A ilusão de potência de Bolsonaro no cenário internacional. Os riscos e limites do alinhamento com os EUA. E as novas fronteiras para o progressismo, a política de identidade e seu backlash

E as dicas de livros e filmes. Nesse episódio: Consenso Fabricado de Noam Chomsky, O Fim do Homem Soviético de Svetlana Aleksiévitch, A Conquista Social da Terra de Edward O. Wilson e O Conformista de Bernardo Bertolucci.

OU ESCUTE A TRANSMISSÃO

Graças ao apoio dos assinantes do Fluxo, estamos disponibilizando o Boletim do Fim do Mundo em áudio. Por enquanto apenas no Soundcloud, em streaming ou download. Em breve nas plataformas de podcast mais populares.

Boletim do Fim do Mundo - Super Moro e a fusão das crises da Justiça e da Segurança Pública

Transmissão ao vivo realizada em 1/11/2018. Na primeira decisão de alto impacto do presidente eleito, Sérgio Moro foi indicado para a superpasta da Justiça e Segurança Pública. Uma conversa sobre o abismo que se amplia entre os apoiadores e críticos da Liva-Jato, as contradições políticas entre Bolsonaro e o juiz de Curitiba e como a fusão da Justiça com a administração das polícias mllitares devem ampliar a disfuncionalidade da Segurança Pública nacional.


OU ESCUTE A TRANSMISSÃO

Graças ao apoio dos assinantes do Fluxo, estamos disponibilizando o Boletim do Fim do Mundo em áudio. Por enquanto apenas no Soundcloud, em streaming ou download. Em breve nas plataformas de podcast mais populares.


Boletim do Fim do Mundo - Imprensa, desinformação e o day after de Bolsonaro

Transmissão ao vivo realizada em 30/10/2018, dois dias após a eleição de Jair Bolsonaro. Após mais de uma dezena de transmissões durante o período eleitoral, a estréia da nova série do Estúdio Fluxo, "Boletim do Fim do Mundo".
Em seu primeiro dia como presidente eleito, Jair Bolsonaro ataca a Folha de S. Paulo e aponta o jornal e parte da imprensa como adversários. Uma campanha por assinaturas do jornal toma as redes.
Uma conversa sobre a importância de defender e manter a crítica à imprensa. A distinção entre a instituição e a empresa de mídia. A autocrítica que a imprensa sempre cobra, mas raramente faz. Porque a imprensa emergente digital ainda não consegue substituir as grandes redações. A importância de gastar mais dinheiro com a imprensa e consumir menos notícia.

OU ESCUTE A TRANSMISSÃO

Graças ao apoio dos assinantes do Fluxo, estamos disponibilizando o Boletim do Fim do Mundo em áudio. Por enquanto apenas no Soundcloud, em streaming ou download. Em breve nas plataformas de podcast mais populares.