Boletim do Fim do Mundo - Ciberfeudalismo, a privatização da conversa pública e a renascença psicodélica

Os últimos dois episódios do Boletim do Fim do Mundo foram bloqueados no Youtube por alguma razão ainda não esclarecida. O episódio é só um detalhe, mas dá a chance de conversarmos sobre a transformação do ciberespaço em um sistema feudalista. Plataformas e empresas privadas que controlam a arquitetura, as possibilidades, os direitos e a autonomia de seus "clientes". Enquanto nós, os perfis, transferimos grande parte da nossa vida pública para esse território intangível.

Esse foi o ponto de partida da transmissão do dia 13 de novembro.

Discutimos as origens libertárias da internet, a restrição das possibilidades digitais como estratégia comercial, a morte do hipertexto. O Youtube como a grande plataforma para o autodidatismo e cristalização ideológica. A aposta no narcisismo como modelo de negócio, os dramas psíquicos do ciberespaço, a renascença psicodélica e uma longa conversa sobre trips, bad trips e o paradigma psiquiátrico que antagoniza com a Era da Selfie.

As dicas da transmissão de hoje:

O MEIO É A MASSAGEM - Marshall McLuhan e Quentin Fiore
O clássico resumo da uma das mais influentes análises sobre a expansão da mídia eletrônica, das tecnologias de comunicação e suas consequências para a identidade e vida pública dos seres humanos. Um trabalho teórico e gráfico que ganha um sentido mais amplo e provocador na era da hiperconectividade das redes sociais. Edição recente da excelente editora Ubu.


GENERATION WEALTH - Lauren Greenfield
Primeiro o livro, um tratado fotográfico e jornalístico sobre os 30 anos da ascensão da cultura do luxo, da ostentação e da simulação de riqueza. A partir de Los Angeles, Lauren viajou o mundo todo registrando como a "geração riqueza” expressa perfeitamente através da estética uma crise que é, antes de tudo, ética. Depois, o filme. Um documentário lançado ano passado pela Amazon.


OU ESCUTE A TRANSMISSÃO

Graças ao apoio dos assinantes do Fluxo, estamos disponibilizando o Boletim do Fim do Mundo em áudio. Por enquanto apenas no Soundcloud, em streaming ou download. Em breve nas plataformas de podcast mais populares.