Boletim do Fim do Mundo - Davos, Rio das Pedras e o Colapso da Racionalidade

No dia mais grave dos longos 23 dias de bolsonarismo empossado. A performance em Davos, a relação da milícia com o gabinete de Flávio Bolsonaro. E a ruptura com o governo da Venezuela.
Mas o vexame de Davos pode fortalecer Bolsonaro onde ele é mais forte: no ressentimento, no apego à identidade nacionalista e nas forças inconscientes que movem o bolsonarismo dentro e fora dos palácios. As mesmas forças que podem, em reação ao escândalo no Rio de Janeiro, legitimar ainda mais as milícias e o que elas representam. Venezuela, cultura e muitos outros comentários extremamente diletantes.

OU ESCUTA AQUI

Íntegra do áudio disponível para download ou streaming em nosso Soundcloud.

OS LIVROS DA LIVE

IMG_7519.JPG

UPP - A Redução da Favela a Três Letras - Marielle Franco (Editora N-1)

Momento tão trágico quanto preciso para chegas às livrarias a dissertação de mestrado de Marielle Franco. A tese foi defendida dois anos antes de ser eleita vereadora no Rio de Janeiro. E trata-se de uma análise crítica e muito esclarecedora sobre o outrora exaltado plano de segurança pública carioca que teve nas UPPs sua principal vitrine.
Brilhante como pesquisa, fundamental como diagnóstico e tristemente profética, a tesa é um mapa de tudo aquilo que a maioria preferiu não enxergar. Uma visão clara sobre como a nova legitimação da polícia como a força “pacificadora” de favelas abriu ainda mais caminho para as milícias e para o tipo de poder paralelo policial que acabou tirando a própria vida da autora.