PRECISAMOS FALAR SOBRE RÁDIO


O estúdio em construção

O estúdio em construção

Aos poucos o Fluxo está transformando seu quarto de depósito e equipamentos em um estúdio de rádio. Já fizemos algumas gravações e, logo mais, vamos inaugurar a salinha e uma programação de rádio online e, se tudo der certo, um espaço no rádio tradicional. 

Nossa vontade de montar esse estúdio e essa grade surgiu muito por conta das amigas e parceiras, a radialista Débora Pill e de Mônica Herculano e Alice Coutinho, capitãs da escola Cultura e Mercado, nossas vizinhas aqui no prédio Farol.

Débora Pill, a dona da voz

Débora Pill, a dona da voz


Débora é voz experiente no ramo, e pivô de uma articulação de radialistas de São Paulo com o coletivo Rádio Radical. Ela e seus camaradas estão propondo reflexões e aulas sobre a linguagem radiofônica nesses tempos sísmicos. E usando o prédio Farol como QG dessa empreitada.
Alice e Mônica coordenam ótimos cursos de formação para artistas, produtores e agentes culturais em nosso prédio. E, como radialistas, apresentam semanalmente o "Uia Diário" na AntenaZero. Um prograna de entrevistas e agenda cultural de São Paulo.

O coletivo Rádio Radical e a Cultura e Mercado estão juntando vozes - com todo apoio do Fluxo - para um ciclo de encontros e conversas sobre rádio. E, quem sabe, tirar disso tudo ideias e projetos para novos programas feitos dentro e fora do nosso prédio.


ANTES, A CONVERSA

O primeiro encontro acontece na quinta, dia 12 de novembro, das 19h30 às 22hs, na Cultura e Mercado. A proposta é responder a seguinte pergunta: "Por que ainda ouvimos e falamos sobre RÁDIO?"

Além dos inscritos, uma turma expert no assunto vai dar seus pitacos. 

O músico e compositor Mauricio Pereira. 
O radioartista, produtor e diretor de programas da Cultura FM Julio de Paula.

O editor-chefe da rede de podcasts Astuto, Thiago Rangel Pinto.
Além da turma do Rádio Radical com Debora Pill (Programa Vitrola Livre - Rádio UOL), Roberta Martinello (Cultura Livre), Biancamaria Binazzi (Goma-Lac) e Amadeu Zoe (dAdA RAdi/Serralheria).


Não é palestra, nem apresentação de Power Point. Um papo na sala de estar. E com entrada gratuita! É só fazer sua inscrição aqui: http://culturaemercado.com.br/cursos/conversas-sobre-cultura-e-mercado/


DEPOIS, O CURSO

Em seguida, a partir do dia 26 de novembro até 5 de dezembro, vai acontecer a "Jornada de Rádio e Experimentação".
O Coletivo Rádio Radical, com alguns dos nomes mais interessantes e instigantes da cena radiofônica de São Paulo, vai investigar novas formas de expressão por meio do rádio.
A ideia é reunir pessoas dispostas a estender nossas questões, repensar padrões, propor linguagens, encontrar novos caminhos e identificar sua própria voz.

Serão 6 encontros com Debora Pill, Amadeu Zoe, Julio de Paula, Roberta Martinelli e Biancamaria Binazzi.

O conteúdo se constitui por bagagem teórica, escutas, práticas de gravação em campo, discussão de roteiro, propostas de montagem e intervenção radiofônica na rua (audição/transmissão do material produzido). A participação é aberta a estudantes, profissionais ou interessados (com ou sem experiência no rádio). Mais informações e inscrições no site.

http://culturaemercado.com.br/cursos/jornada-de-radio-e-experimentacao/

O Fluxo vai estar juntos nas conversas e aulas. E está a postos, com estúdio e tudo, para receber a turma e os projetos que possam sair dessa jornada.

Vamos?