FOTOGRAFIA URBANA... em FLUXO

O Fluxo tem o prazer de receberno estúdio sua primeira oficina.
Nosso parceiro Alisson Louback vai conduzir uma série de encontros para discutir, praticar e editar fotografia urbana.

Além de Alisson, um time de convidados especiais que se dedicam ao registro e ao pensamento fotográfico na cidade em tempos de massificação de camêras registrando imagens nas ruas.

Nosso estúdio será o espaço de conversa. E o Vale do Anhangabaú o território para o exercício.

Serão 5 encontros. Sempre aos sábados. O primeiro com Alisson. No segundo ele recebe o Coletivo Rolê. O terceiro terá a participação de Renato Stockler. E os dois últimos dedicados à produção e edição dos ensaios.

Vagas super limitadas. E vendemos a oficina completa, com os 5 encontros, ou dias avulsos.

Apoiadores e membros do Fluxo ganham descontos especiais.

Quem anima?

E no texto a seguir, o próprio Alisson descreve melhor a proposta.
 

Alisson Louback no terraço do Farol, o prédio onde fica o Estúdio Fluxo.

Alisson Louback no terraço do Farol, o prédio onde fica o Estúdio Fluxo.

"A Oficina de Fotografia Urbana no Vale propõe, através de encontros e práticas fotográficas, um olhar mais próximo e criterioso do Vale do Anhagabaú.
Serão 5 sábados de workshops com diferentes abordagens do mesmo espaço. O processo de discutir, caminhar e fotografar em um local seguidas vezes desconstrói a postura turística e distante aproximando o fotógrafo das experiências reais que ali acontecem todo o tempo.

O programa é dividido da seguinte forma:

3 Workshops com prática
1 Pratica livre
1 Encontro final

Sendo:

16/05 Olhar Livre - Alisson Louback / Conceitos básicos da fotografia (câmeras, exposição, composição, linguagem); Utilizando princípios dos processos criativos das artes visuais os participantes irão buscar o Olhar Livre com exercícios de observação, percepção das nuances e descondicionamento dos padrões que carregamos. A regra é: observar / fotografar / pensar / refotografar / repensar / conhecer / refotografar.


23/05 Paisagens Urbanas - Rolê Coletivo Fotográfico / Formado por importantes fotógrafos de SP, o coletivo tem fotografado São Paulo há 10 anos com o objetivo de imprimir novos olhares sobre a cidade. Os fotógrafos do Rolê observam e vivenciam o mesmo espaço recortando-o de diferentes maneiras, construindo uma linguagem individual sobre a mesma temática. Nessa oficina discutiremos a fotografia como arte e registro da paisagem urbana, com apresentação de casos e experiências do trabalho coletivo e construção de temas a partir da vivência na cidade. 


30/05 Fotografia Documental de Rua - Renato Stockler / A proposta deste curso visa a abordagem da temática urbana através da fotografia documental interpretando as relações sociais presentes no centro de São Paulo: a expressão fotográfica que rompe o conceito de registro para uma compreensão habilidosa de um tema através da fusão do trabalho socialmente consciente com a força da persuasão visual.


06/06 Caminhada Livre - Alisson Louback / Utilizando os conceitos discutidos nos 3 workshops, os participantes poderão desenvolver um pequeno ensaio fotográfico acompanhados pelo fotógrafo Alisson Louback.


13/06 Avaliação sobre o Material Produzido / Nesse último encontro todo o material produzido e previamente editado por seu respectivo autor será apresentado e discutido pelos fotógrafos Alisson Louback, Renato Stockler e o Coletivo Rolê.


Todos os interessados em despertar um olhar criterioso, responsável e aproximado são muito bem-vindos. Todos os tipos de câmeras são aceitos, do analógico ao celular, não há restrição de equipamentos.

Datas:
16/05 - 23/05 - 30/05 - 06/06 - 13/06

Das 9h as 13h.

Valor R$ 300 pra os 5 dias ou R$ 70/dia avulso.

Inscrições pelo email alisson@alissonlouback.com