Fundado em março de 2014, o Fluxo é um estúdio dedicado à experimentação no jornalismo em três frentes: na linha editorial, na linguagem e no modelo de negócios. Dispensando anunciantes ou produção de conteúdo para marcas, o Fluxo busca sua viabilidade e independência financeira na relação direta com sua audiência ou em parcerias com organizações com as quais temos afinidade. 

 
 
 
FluxoAzulDegradeP.jpg

POSIÇÃO EDITORIAL

A pauta é outra. Não temos editorias tradicionais como "política", "cultura", "cotidiano". Interessa ao Fluxo mais a relação entre os campos do interesse humano do que suas distinções.

Fluxo é um processo, não um formato. Nossa produção é pequena, porém múltipla. A pauta dita sua abordagem e forma de apresentação: um debate transmitido via streaming, uma entrevista formal, um artigo de opinião, uma caminhada na rua, um evento aberto ao público, um curso de final de semana...

Jornalismo é uma atividade política. Nossa vontade de traduzir a realidade é idêntica à vontade de transformá-la. Por isso, certas causas nos interessam. Redução da desigualdade, direitos humanos, perspectiva ambiental e secularismo são valores inegociáveis para nós - e por eles seremos pautados. 


 

O VALOR DA MÍDIA INDEPENDENTE

Não dê um like. Dê um LIBRE. O Estúdio Fluxo desenvolveu, em parceria com a Open Knowledge e App Cívico, uma ferramenta para facilitar ao máximo o microfinanciamento a conteúdos, autores ou veículos. Post a post, como um botão de "like".

Com cadastro e adesão simples, o público pode distribuir seus créditos livremente, de acordo com os conteúdos que mais valorizou durante o dia a dia. Para os veículos é uma forma de gerar receita e avaliar relevância e impacto diretamente com o público.

O Fluxo está à disposição para mais informações e ajuda na instalação da ferramenta nos sites e veículos. 


COLABORADORES