Córtex - ep. 3 - A crise existencial da economia. Um passeio com Ricardo Abramovay

No ar o terceiro episódio de Córtex, nossa série de conversas e passeios sem cortes. 

O convidado da semana é o professor Ricardo Abramovay. Ele caminhou conosco pela região comercial dos jardins: supermercado Sta. Luzia, Rua Augusta, Oscar Freire e Livraria da Vila.

Tendo como ponto de partida a grave crise econômica brasileira, Ricardo nos ajuda a pensar para bem além dos índices. Como as profundas desigualdades de direitos e acesso, as transformações econômicas impostas pela era da informação e as escolhas políticas que condicionaram o crescimento do PIB brasileiro a um modelo tão ultrapassado quanto insustentável. 

Sua análise dos fatores estruturantes de nossa crise serve em seguida para pensarmos sobre as próprias bases filosóficas, sobre as próprias premissas que definem nossa compreensão do que, afinal de contas, é economia.

O dogma do crescimento. A emergência da economia como uma ciência autônoma. A pertinência de Marx para compreendermos como o fetichismo da mercadoria redefine nossas relações humanas. A insuficiência de Marx para a leitura das novas contradições do capitalismo. Como os movimentos sociais de esquerda perderam a perspectiva emancipatória do socialismo do século passado. As ciências da terra e da vida como orientadores para as ciências sociais. 

E como uma reavaliação histórica pode nos ajudar a restabelecer a ética, ou seja, a consciência dos propósitos, na construção de uma nova economia para o século 21. Que transforme, enfim, a geração de riqueza em uma ferramenta para um sociedade mais justa em um meio ambiente restaurado. 

Além de suas recomendações de leitura para quem quiser seguir pensando mais fundo sobre tudo isso...
 

Ricardo Abramovay está se aposentando do cargo de professor titular do Departamento de Economia da FEA para se dedicar a novos estudos sobre as economias da América Latina.
Autor de diversos livros, entre eles "Muito Além da Economia Verde" (Ed. Planeta Sustentável, SP, 2012). E coautor de Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Mais Próspera.


Para ler seus formidáveis artigos e conhecer sua bibliografia, espia seu site: http://ricardoabramovay.com/
E siga-o no twitter: @abramovay

 

 

_________

Agradecimentos especiais ao supermercado Sta. Luzia e Livraria da Vila.

CÓRTEX:

Direção: Susana Jeha
Produção: Maria Shirts
Câmeras: Emiliano Capozoli e Fernanda Ligabue.

E apóie o Fluxo AQUI