FLUXO DE CONSCIÊNCIA 8 - Andrea del Fuego e Alexandre Vidal Porto

Andrea del Fuego e Alexandre Vidal Porto se conhecem há alguns anos, mas parecem ser amigos há décadas. É a sensação que temos ao ver o Fluxo de Consciência 8. A prosa dos dois é afinada como as dos diálogos de casais de filmes de antigamente. Bem, a prosa de cada um já é bem afinada por si.

A paulistana Del Fuego, 42, autora dos romances As Miniaturas e Os Malaquias (Prêmio Saramago), é uma das raras representantes do realismo fantástico na literatura brasileira contemporânea. Seu texto bem-humorado e musical, por vezes surrealista, encontra o foco nos microcontos de livros como Engano Seu.

Já o também paulistano Alexandre Vidal Porto (52) não poderia ter foco mais diverso em sua obra. Em livros como Matias na Cidade e Sergio Y, exibe uma prosa sólida e séria – um contador de histórias à moda antiga. Diplomata e advogado, Vidal escreveu na Bravo e na Folha e hoje está lotado em Brasília.

 

 

 

Sua mudança foi um baque para a amizade com Del Fuego, e este papo soa como uma espécie de despedida. Um papo nada triste, mas um tanto estupefato. Ambos em choque pela confirmação de Donald Trump como presidente dos EUA na véspera do encontro. Estavam também apreensivos com os rumos do governo Temer e temerosos pelas bravatas da campanha de João Doria para a prefeitura de SP. 

Foi sob essa conjunção baixo-astral que começou o papo numa tarde no estúdio Fluxo de jornalismo, em São Paulo, derivando para louvores às ocupações das escolas secundaristas e dúvidas sobre sobre as represálias que mulheres e gays irão receber sob tais governanças conservadoras. O humor, que começa sob o choque, vai se tornando mais leve, divertido e espirituoso durante os tricôs sobre os romances que estão escrevendo e, claro, muita prosa fiada sobre os livros amados a vida toda e os que têm ocupado espaço em suas cabeceiras. Atente: o falante Vidal guardou uma performance surpreendente como happy-ending.

Segue o Fluxo.

 

Parte 1 - O MAPA BAIXO ASTRAL DA POLÍTICA

PARTE 2 : GERONTOCRACIA E AS OCUPAÇÕES

PARTE 3 - O LUGAR DA FALA, DA POLÍTICA E DA LITERATURA

PARTE 4 - PROCESSOS CRIATIVOS

PARTE 5 - CLUBE DO LIVRO

O programa Fluxo de Consciência é uma parceria do Estúdio Fluxo de jornalismo com a Revista Pessoa. 


Apresentação e direção: Ronaldo Bressane
Direção de Fotografia: Rafael Roncato
Editor: Bruno Guerrero
Produção: Thiago Neves
Arte: Edu Hirama

Trilha: Supercordas