Caça à bruxa

Caça à bruxa

"A “malandragem” não está na fricção entre repórteres e editores pela “embocadura da pauta” ou na censura direta, de cima para baixo. Ela ocorre mais sutilmente, no destaque dado pela chefia ao conteúdo publicado e nos efeitos que isso traz ao ânimo interno dos jornalistas" - Ivan Marsiglia discute o papel da imprensa na cassação de Dilma Rousseff

Read More

O ESTADISTA DE BAIXO GUANDU

O ESTADISTA DE BAIXO GUANDU

250 milhões de multa? Arcar com a faxina? Responsabilidade de empresa? O governo está disponibilizando recursos? Lamento informar, mas o primeiro e respeitável discurso presidencial que escutei veio do prefeito de Baixo Guandu. É onde minha crítica, infelizmente, vira diagnóstico. Pois ao ver Dilma sobrevoando a morte do Rio Doce, penso que ela não consegue ver ali um país. 

Read More

Embaixo da passarela

Embaixo da passarela

Negros e pardos, desde sempre pobres, muitas vezes ex-detentos, sem amparo familiar ou do estado. Sem qualquer perspectiva "promissora" segundo a norma. Não são pessoas. São a figuração no inferno real do qual Loemy precisa ser resgatada. E lá vem Rodrigo Faro para fazê-lo. Em rede nacional. E entregá-la enfim, bela de novo, irônica e tragicamente, à fama.
 

Read More

A GUERRA DAS BOLHAS

A GUERRA DAS BOLHAS

À medida que a mídia de massa vai se tornando uma massa de mídias, cada vez mais são algorítimos e nosso desejo de aprovação que vão nos dizendo o que está acontecendo lá fora. E a consequência disso pode ser mais grave do que o mero ruído. Mas o isolamento de versões de país e política que nos afasta ainda mais da construção democrática cotidiana.

Read More

A POLÍTICA SURDA NÃO MUDA

A POLÍTICA SURDA NÃO MUDA

Mudança. Tão evocativa quanto previsível em qualquer campanha. Até Dilma, representante de um projeto há 12 anos no poder, a embutiu em seu slogan. “Muda Mais”. Um modo de dizer que sua reeleição é a continuidade, justamente, da mudança. De chapas para o cargo de síndico à Casa Branca, de conservadores a libertários, ela é o PMDB das promessas: de alguma forma, está sempre no palanque.

Read More

TRANSTORNO BIPOLAR ELEITORAL *

TRANSTORNO BIPOLAR ELEITORAL *

Que conquista nacional seria a formação de profissionais em psiquiatria política. Que formidável para nossa saúde democrática se, nesta fase difícil, nossos partidos, campanhas e jornais contassem com a ajuda de analistas de conjuntura com formação clínica. Porque, francamente, filosofia, economia e ciência social não estão dando conta da gravidade do paciente.

Read More

ERAM DE AQUARIUS

ERAM DE AQUARIUS

Mais de 10 cartuchos de gás são disparados no meio da rua. Crianças, idosos, trabalhadores, apartamentos, lojas, motoristas... todos envolvidos pela fumaça cancerígena, abortiva, altamente tóxica do gás CS. Bombas de efeito moral. Balas de borracha disparadas aleatoriamente por policiais ao longe. O Choque avança. E atira mais gás agora na Cap. Salomão, onde não havia nenhum. Repito, nenhum distúrbio. Botequins tomados de gás. Um hotel popular tomado de gás na portaria. 

Read More

Feridas de Junho. Quelóides de Outubro

Feridas de Junho. Quelóides de Outubro

O decreto de Dilma, ao lado de Pezão e Paes, mantendo o exército na Maré pode parecer pequeno perto da corrida para o Planalto. Para mim não é. Como não é mero detalhe ver tanta gente que viveu, sofreu e viu a barbárie de Estado esquecendo que polícia, a liberdade de manifestação, os direitos humanos foram, senão o estopim, o combustível para o transe político de 2013. E que deveriam estar no topo das prioridades eleitorais desse ano

Read More