Córtex - ep. 3 - A crise existencial da economia. Um passeio com Ricardo Abramovay

Córtex - ep. 3 - A crise existencial da economia. Um passeio com Ricardo Abramovay

Terceiro episódio de Córtex. Um passeio com o professor Ricardo Abramovay. Como a crise econômica do Brasil pode ser compreendida para além dos índices? O que a crise pode nos ensinar sobre nossa própria noção do que é economia?

Read More

Córtex - ep. 2 - Um passeio com Raull Santiago. Mídia, favela e a pacificção

Córtex - ep. 2 - Um passeio com Raull Santiago. Mídia, favela e a pacificção

Segundo episódio de Córtex. Bruno Torturra conversa com o jornalista Raull Santiago em uma caminhada pelo Complexo do Alemão. Raull é um dos maiores símbolos de um jornalismo que emerge das favelas a partir da hiperconexão e dos smartphones. E uma das mais articuladas vozes a construir uma nova compreensão pública sobre as causas sistêmicas da injustiça e violência que afetam essas comunidades.

Read More

Córtex - Zika e o ecossistema humano. Uma conversa com Paulo Saldiva

Córtex - Zika e o ecossistema humano. Uma conversa com Paulo Saldiva

Estréia do programa CÓRTEX. O primeiro de uma série de passeios e conversas sem cortes produzidas pelo Fluxo. Bruno Torturra convida o professor Paulo Saldiva para uma caminhada pela Faculdade de Medicina da USP, pela avenida Dr. Arnaldo e Cemitério do Araçá. A epidemia de zika vírus se alastra. E impõe não apenas medidas urgentes de prevenção e tratamento. Mas uma discussão mais profunda sobre saúde pública e a forma como pensamos a cidade e nossa medicina.

A cidade como ecossistema, o paradigma político e médico, as necessidade de recompor a gestão pública a partir de premissas sistêmicas. E como tudo isso tem a ver com a epidemia que enfrentamos. 

Apresentação e edição: Bruno Torturra
Direção: Susana Jeha
Produção e pesquisa: Maria Shirts
Câmeras: Emiliano Capozoli e Fernanda Ligabue

Read More

O ESTADISTA DE BAIXO GUANDU

O ESTADISTA DE BAIXO GUANDU

250 milhões de multa? Arcar com a faxina? Responsabilidade de empresa? O governo está disponibilizando recursos? Lamento informar, mas o primeiro e respeitável discurso presidencial que escutei veio do prefeito de Baixo Guandu. É onde minha crítica, infelizmente, vira diagnóstico. Pois ao ver Dilma sobrevoando a morte do Rio Doce, penso que ela não consegue ver ali um país. 

Read More

WORKSHOP MÍDIA E DROGAS

WORKSHOP MÍDIA E DROGAS

Nos dias 9 e 10 de novembro, no Rio de Janeiro, acontecerá um curso para estudantes e jornalistas profissionais. O workshop Mídia e Drogas. A ideia é debater o assunto em profundidade, em diálogos entre os participantes e especialistas da área de saúde, antropologia, segurança e mídia que estudam e trabalham com o tema das drogas. E abrir as perspectivas, as editorias e oferecer subsídios críticos e analíticos para uma nova forma de cobrir e traduzir as drogas para a sociedade. E o Fluxo faz parte dessa conversa. 

Read More

REVOGO: Violência e conflito social no Brasil

REVOGO: Violência e conflito social no Brasil

No segundo streaming em parceria com a Ponte Jornalismo, o Fluxo recebeu o fotógrafo André Liohn. 
Às vésperas da estréia de sua exposição fotográfica Revogo, André veio falar sobre as imagens que produziu ao longo de três anos pelo Brasil. Uma investigação fotográfica sobre a violência e o conflito social que o país vive. Na conversa de quase duas horas, Bruno Torturra e Bruno Paes manso conversaram com André sobre os temas em torno da pergunta que André tentou responder nesses três anos: o Brasil vive de fato uma guerra velada?
 

Read More

No última dia da MTV, meu último trabalho pela Mídia Ninja

No última dia da MTV, meu último trabalho pela Mídia Ninja

Há 25 anos exatos a MTV entrava no ar. E no último dia de transmissão do 32 UHF, no meio do caos político e pessoal de 2013, fiz minha estreia e despedida como VJ. Foi também meu último trabalho pela Mídia Ninja. Duas horas direto, sem cortes, no prédio da MTV, discutindo mídia, TV, cultura e o que aquele fechamento tinha a ver com aquele smartphone ao vivo na multidão. 

Read More

"Ele vai cair. Eduardo Cunha é um morto-vivo. Um zumbi político"

"Ele vai cair. Eduardo Cunha é um morto-vivo. Um zumbi político"

O deputado Jean Wyllys vive o primeiro ano de seu segundo mandato. E diz sem hesitar, logo no começo da entrevista: "Ser deputado nessa legislatura é pior para mim. Para o tipo de mandato que eu toco." Parte central desse mal estar é a presidência de Eduardo Cunha na Câmara e a cultura política que ele representa e impôs. Curiosa, e adequadamente, Jean falou ao fluxo no final de semana em que evidências de que Cunha evadiu recursos e mentiu sobre sua renda fora do país. Evidências que podem ejetar Cunha de seu assento sem demora. Mas não sem consequências.

Read More

"Estamos vivendo a fragilização da política"

"Estamos vivendo a fragilização da política"

Três semanas após o registro da Rede Sustentabilidade como partido, e no dia da última reforma ministerial apresentada pelo Planalto, Marina Silva falou ao Fluxo. Uma conversa para tratar de temas e posições além da pauta do dia, dos episódios específicos da crise e tentar refletir sobre processos e dilemas mais estruturais em torno das instituições e da atual deterioração da política como instrumento de transformação social. 

O encontro aconteceu no Parque Olhos D'Água, em Brasília, dia 2/10/15.

Read More

JORNALISMO EM FLUXO

JORNALISMO EM FLUXO

Vamos iniciar uma série de diálogos, entrevistas, artigos, encontros para discutir o atual estado da mídia brasileira. Abrir uma conversa ampla e pública entre profissionais e pesquisadores da comunicação. Tentarmos, juntos, traçar não só o mapa dessa crise. Mas descobrir possíveis caminhos para uma nova e sustentável realidade para nossa imprensa. 

Read More

CARL HART ESCLARECE O EPISÓDIO DO HOTEL

CARL HART ESCLARECE O EPISÓDIO DO HOTEL

Em sua primeira declaração à imprensa depois da enorme repercussão de uma reportagem sobre um caso de discriminação que o ele teria sofrido no hotel Tivoli Mofarrej, o professor Carl Hart esclarece o caso. Diz que não foi barrado, que não sofreu qualquer constrangimento em sua chegada ao hotel. E que a reportagem tirou sua declaração sobre o abismo racial brasileiro de contexto. 
E diz que o episódio e a repercussão diz muito sobre o racismo no Brasil. Pois essa indignação não acontece quando ocorre com negros sem o destaque ou a posição que dispõe.

Read More

SEGUNDA DOSE - O PAPA É COCA

SEGUNDA DOSE - O PAPA É COCA

O vídeo acima é a volta do Segunda Dose. Nele eu converso com o público e tento esclarecer alguns dos fatos mais importantes em torno da planta de coca e suas formas de uso. E porque o Papa, apesar de não ter feito nada demais, não passaria no anti-dopping. E, enquanto isso, tomo um chazinho como o do Chico.

Read More

FREIXO: "O debate mais importante é a reforma política"

FREIXO: "O debate mais importante é a reforma política"

"HÁ UMA CONTRADIÇÃO NÃO APENAS PELA FORÇA DA OPOSIÇÃO, MAS PELAS ESCOLHAS DO PRÓPRIO GOVERNO. ESSA LÓGICA DE GOVERNABILIDADE QUE NÃO ROMPE, QUE NÃO PROPÕE ALGO OUSADO, É O GRANDE ERRO"  - Marcelo Freixo recebeu a equipe do Fluxo em seu apartamento. E discutiu em profundidade alguns dos aspectos que tanto definem quanto se ocultam nessa crise política, econômica e narrativa que vivemos. Falou sobre o estado dos Direitos Humanos no país, sobre segurança pública, sua candidatura à prefeitura do Rio em 2016 e como anda sua vida pessoal.

Read More

FLUXO apresenta: SEM FILTRO

FLUXO apresenta: SEM FILTRO

Em 9 partes: o Estúdio Fluxo transmitiu ao vivo uma conversa com Marússia Whately, a coordenadora da Aliança pela Água. No dia em que a organização lançou um plano de emergência e um chamado à ação para a sociedade enfrentar o colapso hídrico em São Paulo. Com Antônio Martins, Bruno Torturra, Barbara Gancia, Claire Rigby, João Wainer. Espia!

Read More

Fluxo apresenta: Tapetão! com Paulo André

Fluxo apresenta: Tapetão! com Paulo André

Fluxo apresenta Tapetão. Seu programa sobre esporte e política. Na primeira entrevista, Ronaldo Bressane e Michi Provensi recebem o jogador Paulo André. Fundador do Bom Senso F.C., é uma das mais importantes e articuladas vozes pela reforma do futebol brasileiro. E talvez por isso um dos mais incômodos jogadores aos olhos da CBF e Rede Globo. 
Câmeras: Renata Ursaia, Fernanda Ligabue e Bruno Torturra.

Read More

Embaixo da passarela

Embaixo da passarela

Negros e pardos, desde sempre pobres, muitas vezes ex-detentos, sem amparo familiar ou do estado. Sem qualquer perspectiva "promissora" segundo a norma. Não são pessoas. São a figuração no inferno real do qual Loemy precisa ser resgatada. E lá vem Rodrigo Faro para fazê-lo. Em rede nacional. E entregá-la enfim, bela de novo, irônica e tragicamente, à fama.
 

Read More

LEGALIZANDO O DEBATE

LEGALIZANDO O DEBATE

Ethan Nadelmann, diretor da Drug Policy Allliance visitou o "Braçøs Abertos", conversou com Fernando Haddad e falou ao Fluxo sobre como a Guerra às Drogas começa a acabar nos EUA. E deixa claro: "Internacionalmente o Brasil tem sido uma decepção. Principalmente pela falta de liderança da presidente Dilma em relação ao tema" 

Read More

A GUERRA DAS BOLHAS

A GUERRA DAS BOLHAS

À medida que a mídia de massa vai se tornando uma massa de mídias, cada vez mais são algorítimos e nosso desejo de aprovação que vão nos dizendo o que está acontecendo lá fora. E a consequência disso pode ser mais grave do que o mero ruído. Mas o isolamento de versões de país e política que nos afasta ainda mais da construção democrática cotidiana.

Read More